As centelhas do passado:
a centralidade da educação para transformar o museu e o patrimônio cultural
Palavras-chave:
Educação, Museu, História, Patrimônio cultural, MemóriaResumo
A construção da identidade nacional depende do esforço de se enquadrar a memória e forjar uma história homogênea e inconteste. Nesse empreendimento, os patrimônios e os museus são mobilizados como instrumentos ideológicos das classes dominantes. Tanto a compreensão do que passou quanto os significados desse passado são controlados pelos vencedores para neutralizar qualquer possibilidade de contestação e transformação sociais. Partindo dessas considerações, esse artigo desdobra o conceito de museu fórum, para reposicionar o lugar da educação como fundamental nas instituições de memória e de história. A ampliação do sentido da educação, conforme proposto, permite conceber todos os sujeitos – não só os técnicos – como cognoscentes, desmistifica o conhecimento, pretende desenvolver a consciência crítica, oferece oportunidades de diálogo entre os vários tipos de saberes e, por tudo isso, promove a criação de projetos de uma sociedade mais democrática. Dessa forma, a educação contribui para identificar as centelhas do passado que nutrem a transformação social.
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