Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Aceita as Diretrizes para autores?

Diretrizes para Autores

Anais do Museu Histórico Nacional é o periódico científico do Museu Histórico Nacional, com publicação contínua, editada desde 1940, cujo foco é a História do Brasil, a Museologia, as práticas museais e os patrimônios históricos, sociais, culturais e artísticos brasileiros.

É composto por dossiês temáticos (conjuntos de artigos sobre o tema selecionado), artigos livres (textos relacionados aos temas de interesse e foco da revista), resenhas e entrevistas. Todas as submissões passam por avaliação duplo-cega por pares.

Normas para apresentação de originais

1. A revista publica textos inéditos em português, espanhol, francês e inglês, submetidos por meio da plataforma Open Journal Systems (OJS).
  2. Os artigos devem ser submetidos com cinco palavras-chave e um resumo, com no máximo 1.000 caracteres (com espaço). Título, resumo e palavras-chave devem estar em português e em inglês. Caso tenha sido escrito em espanhol ou em francês, o artigo deverá conter título, resumo e palavras-chave na língua original, em português e em inglês. As versões que se fizerem necessárias serão de responsabilidade dos autores e autoras. Elas devem constar no mesmo documento, considerando os limites de caracteres aqui estabelecidos.
  3. Os artigos e as entrevistas deverão ser submetidos em Word, espaço 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, entre 40 mil e 85 mil caracteres (com espaço).
  4. As notas deverão estar ao final de cada página, constando todas as informações editoriais, uma vez que, no formato da publicação, não cabem as seções "Bibliografia" ou "Referências bibliográficas". Não serão aceitos trabalhos com as notas padronizadas no formato (autor, data).
  5. As resenhas – de filmes, livros ou exposições – deverão ter no máximo 9 mil caracteres (com espaço).
  6. No texto deve haver uma notícia biográfica do autor referenciada em nota de pé de página com (*), indicando: formação acadêmica, atuação, e-mail, experiências relevantes, principais publicações, currículo lattes e orcid, dentro do limite máximo de seis linhas.
  7. Imagens (com resolução de no mínimo 72 dpi), tabelas, quadros e gráficos devem ser enviados em arquivos JPEG, via OJS, separados do arquivo de texto. No texto, junto à indicação de sua localização, deverão constar os créditos, legendas e autorização de uso, caso necessário.
  8. Ao submeter o artigo no OJS, todos os seus autores e autoras devem informar os números de registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
  9. As fontes de financiamento da pesquisa, quando houver, devem ser mencionadas.
  10. Cada autor só poderá publicar um artigo por volume e estará impedido de publicar no volume seguinte.

Ética editorial:

As autoras e autores são responsáveis por seus artigos e pela conduta ética de suas pesquisas, devendo garantir o ineditismo do texto e sua não avaliação em outro periódico.

As alterações na autoria após o início do processo editorial serão avaliadas pelos editores da revista, podendo mesmo ser negadas.

Cabe às autoras e autores a obtenção de autorizações e direitos de reprodução quando o artigo trouxer documentos, imagens ou outro material legalmente protegido; assim como a responsabilidade de obter autorizações para publicação de artigo traduzido para o português.

Plágio e autoplágio não são aceitos. A revista utiliza o aplicativo Copyspider para identificar plágios ou condutas antiéticas. Caso sejam detectadas, comunicaremos a seus autores e autoras, e o artigo não será avaliado.

O periódico adota os princípios presentes no documento Diretrizes para a integridade na atividade científica Cnpq

Os editores podem, a qualquer tempo, se identificada alguma prática antiética, retirar o artigo da revista, publicando esclarecimentos ou retratações, caso necessários.

Editorial e apresentação do volume

Dossiê temático

Dossiê de artigos apresentados por professores com título de doutor ou equivalente aos editores dos AMHN

Apresentação do dossiê