Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Aceita as Diretrizes para autores?

Diretrizes para Autores

Anais do Museu Histórico Nacional é o periódico científico do Museu Histórico Nacional, com publicação contínua, editado desde 1940, dedicado à museologia, à história do Brasil e ao patrimônio. 

É composto por dossiês temáticos (conjuntos de artigos sobre um tema selecionado), por artigos inéditos, por preprints e pela seção Acervo MHN.  

As submissões passam por avaliação duplo-cega por pares, exceto submissões oriundas de servidores de preprints. Nesse caso, a avaliação por pares será do tipo simples-cega, uma vez que o texto já foi divulgado anteriormente e sua autoria pode ser conhecida pelos avaliadores. As submissões que se enquadrem nos itens “outros gêneros textuais” e “Acervo MHN” (ver abaixo) serão avaliados pela equipe editorial dos Anais.  

Submissões contendo partes de dissertações de mestrado e teses de doutorado serão aceitas para avaliação desde que apresentem desenvolvimento inédito em relação ao material depositado em repositórios institucionais.    

A comunicação entre a equipe editorial dos Anais do Museu Histórico Nacional e os autores e autoras se dará preferencialmente via plataforma OJS. Assim que um texto é submetido, uma mensagem de agradecimento pela submissão é enviada pela plataforma para o e-mail cadastrado no sistema. Sugerimos que o endereço do remetente desse aviso seja salvo como contato para evitar que futuras mensagens sejam consideradas spam 

 

Gêneros textuais aceitos 

Artigos originais: artigos resultantes de pesquisa original e sistemática sobre algum tema em museologia, história do Brasil ou patrimônio, com contribuição à bibliografia especializada nessas áreas.  

Relatos de experiência: artigos que apresentem uma experiência inovadora e/ou uma experiência que contribua para melhor compreendermos algum aspecto teórico, técnico ou sociopolítico em museologia, história do Brasil ou patrimônio, vivenciada pelos próprios autores ou por terceiros. 

Outros gêneros textuais: aceitamos também outros gêneros, os quais não passam por avaliação duplo-cega, cabendo à equipe editorial sua avaliação. São os seguintes: 

Notas de pesquisa: apresentação de resultados preliminares de uma investigação em andamento; observações sobre um fenômeno específico; comunicação de achados relevantes que merecem divulgação rápida; reflexões metodológicas ou teóricas direcionadas à comunidade científica. Diferentemente de artigos stricto sensu, as notas de pesquisa não precisam conter todas as seções tradicionalmente esperadas, mantendo seu foco na comunicação objetiva de informações específicas. 

Ensaio: gênero textual que permite maior liberdade de reflexão e posicionamento pessoal explicitamente explorado. A fundamentação do ensaio está na mobilização de experiências pessoais, acontecimentos variados, diálogo com referências bibliográficas e, sobretudo, em uma argumentação elaborada que sustente a posição defendida pelo autor.   

Resenha: apresentação de um livro ou exposição, por meio da descrição e síntese de seu conteúdo, podendo o autor da resenha expressar opinião crítica sobre o material resenhado. 

Entrevista: diálogo entre entrevistador e entrevistado, com o objetivo de extrair conhecimentos, informações, experiências ou posicionamentos sobre determinado assunto que não estão disponíveis ao público. Geralmente dá-se por perguntas específicas do entrevistador, seguidas das respostas do entrevistado, podendo conter elementos introdutórios que contextualizam o tema e identificam os participantes.  

Tradução: transposição, para língua portuguesa, de texto originalmente publicado em língua estrangeira, mediante apresentação de autorização de tradução concedida pelo detentor de direitos autorais do texto e pelo veículo de publicação original. 

Acervo MHN: Iniciamos essa seção a partir do volume 59. Ela é composta por textos sobre itens ou coleções do acervo do Museu Histórico Nacional ou mesmo sobre o próprio museu e sua história. Essas submissões serão avaliadas pela equipe editorial do periódico. 

 

Composição dos textos 

 Espera-se que os artigos originais cumpram os seguintes requisitos: 

  • Adequação ao escopo e ao objetivo da revista.
  • Contribuição inovadora e relevante para a área do conhecimento em que se enquadra.
  • Pertinência e clareza da metodologia adotada, transparência na descrição dos procedimentos e sua adequação aos objetivos do artigo.
  • Definição suficientemente clara de termos, conceitos e teorias mobilizados, fundamentados na bibliografia especializada e atualizada sobre o tema abordado.
  • Argumentos apresentados de maneira clara e organizados de forma coerente.  
  • Conclusões condizentes com a análise e discussão das fontes primárias/dados empíricos da pesquisa, alcançando satisfatoriamente os objetivos e tendo clareza das limitações do estudo. 
  • Apresentação do conteúdo no resumo do artigo, contendo aspectos como tema, objetivos, fontes/métodos, resultados e conclusões.
  • Apresentação suficientemente informativa do conteúdo no título do artigo.  

 Espera-se que os artigos do tipo relatos de experiência cumpram os seguintes requisitos: 

  • Apresentação de experiência inovadora e/ou que contribui para melhor compreendermos algum aspecto teórico, técnico ou sociopolítico nos campos da museologia, da história e/ou do patrimônio. 
  • Detalhamento do contexto, objetivos, ações e resultados da experiência. 
  • Diálogo com referências teóricas relevantes, contextualizando a experiência e/ou seu relato dentro da área de estudo específica no campo da museologia, da história e/ou do patrimônio.
  • Clareza quanto aos meios pelos quais os aspectos da experiência foram levantados, analisados e discutidos. 
  • Reflexão crítica e/ou que abra possibilidades analíticas a respeito dos desafios e aprendizados relacionados à experiência. 
  • Apresentação suficientemente informativa do conteúdo do artigo no resumo e no título. 

Os textos que contenham a forma de um dos outros gêneros textuais aceitos serão avaliados segundo os seguintes critérios: adequação ao escopo e objetivo da revista, originalidade e relevância, fundamentação teórica, clareza na argumentação e coerência nas conclusões, sendo também consideradas especificidades próprias de cada um desses gêneros. 

Os textos submetidos para a seção Acervo MHN deverão tratar de itens ou coleções do acervo do MHN, ou mesmo do próprio MHN (sua história, arquitetura, funcionamento etc.). Os textos podem ter caráter mais livre, como crônicas, memórias pessoais, reflexões profissionais, pesquisas em andamento, entre outros. Eles podem ser descritivos, narrativos ou analíticos. A linguagem deve ser clara e objetiva.   

 

Normas para apresentação de originais

  • A revista publica textos inéditos em português, espanhol, francês e inglês, submetidos por meio da plataforma Open Journal Systems (OJS). 
  • Ao submeter o artigo, deve ser mencionado em comentário para o editor em que gênero textual o texto se enquadra, se pretende integrar algum dossiê ou se é para a seção Acervo MHN. 
  • Caso o texto seja oriundo de servidores de preprint, é preciso informar aos editores no momento da submissão, indicando o link da publicação.  
  • Os artigos devem ser submetidos com cinco palavras-chave e um resumo, com no máximo 1.000 caracteres (com espaço). Título, resumo e palavras-chave devem estar em português e em inglês. Caso o artigo tenha sido escrito em espanhol ou em francês, ele deverá conter título, resumo e palavras-chave na língua original, em português e em inglês. As versões que se fizerem necessárias serão de responsabilidade dos autores e autoras. Elas devem constar no mesmo documento, considerando os limites de caracteres aqui estabelecidos. 
  • Os artigos e relatos de experiência deverão ser submetidos em Word, espaço 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, entre 40 mil e 85 mil caracteres com espaço. Os textos para a seção Acervo MHN e as resenhas – de livros ou de exposições – devem conter entre 6 mil e 14 mil caracteres com espaço. Os demais gêneros textuais deverão ter no máximo 85 mil caracteres com espaço. 
  • As referências deverão estar no formato autor-data da ABNT 6023/2018 e 10520/2023.  
  • No texto deve haver uma notícia biográfica do autor referenciada em nota de pé de página com (*), indicando: formação acadêmica, atuação, e-mail, experiências relevantes, principais publicações, currículo lattes e Orcid, dentro do limite máximo de oito linhas.
  • Imagens (com resolução de no mínimo 150 dpi), tabelas, quadros e gráficos devem ser enviados em arquivos JPEG ou PDF, via OJS, separados do arquivo de texto. No texto, junto à indicação de sua localização, deverão constar legenda, créditos, ano da fotografia e autorização de uso, caso necessário. 
  • Ao submeter o artigo no OJS, todos os seus autores e autoras devem informar os números de registro no Open Researcher and Contributor ID (Orcid). 
  • As fontes de financiamento da pesquisa, quando houver, devem ser mencionadas. 
  • Cada autor só poderá publicar um artigo por volume e estará impedido de publicar no volume seguinte. A equipe editorial avaliará pedidos de excepcionalidade.  

 

Processo de avaliação  

Todas as submissões passarão primeiramente por uma análise interna pela equipe editorial dos Anais MHN, que avaliará se o texto é pertinente ao escopo do periódico assim como sua adequação técnica e científica conforme exigido em nossas diretrizes. Nessa etapa, o texto poderá ser aprovado, rejeitado, ou podemos solicitar que adequações sejam feitas.  

Em caso de artigos e relatos de experiência, quando aprovados pela análise interna, seguirão para avaliação duplo-cega por pares - ou simples-cega, caso o texto já tenha sido disponibilizado em plataformas de preprint. Essa avaliação será mais aprofundada e especializada na área de pesquisa do conteúdo do artigo. As avaliações dos pareceristas serão enviadas para o conjunto dos autores junto à decisão editorial: aceitar; aceitar com correções obrigatórias; submeter novamente após revisão substancial; rejeitar. A decisão acerca da publicação é prerrogativa da equipe editorial dos Anais MHN, baseada nos pareceres. Em caso de análises discrepantes, a equipe poderá solicitar parecer a um terceiro avaliador.  

Em relação aos textos que se enquadrarem em outros gêneros textuais (notas de pesquisa, ensaios, resenhas, entrevistas e tradução) e na seção Acervo MHN, a análise interna será a única etapa de avaliação. O texto poderá ser aprovado, rejeitado ou podemos solicitar e/ou sugerir que alterações sejam feitas 

 

Ética editorial

As autoras e autores são responsáveis por seus artigos e pela conduta ética de suas pesquisas, devendo garantir o ineditismo do texto e sua não submissão em outro periódico concomitante à submissão nos Anais MHN. 

As alterações na autoria após o início do processo editorial serão avaliadas pelos editores da revista, podendo mesmo ser negadas.  

Cabe às autoras e autores a obtenção de autorizações e direitos de reprodução quando o artigo trouxer documentos, imagens ou outro material legalmente protegido; assim como a responsabilidade de obter autorizações para publicação de artigo traduzido para o português.  

Plágio e autoplágio não são aceitos. A revista utiliza o aplicativo Copyspider para identificar plágios ou condutas antiéticas. Caso sejam detectadas, comunicaremos a seus autores e autoras, e o artigo não será avaliado.  

O periódico adota os princípios presentes no documento “Diretrizes para a integridade na atividade científica Cnpq”:  

https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes 

Os editores podem, a qualquer tempo, se identificada alguma prática antiética, retirar o artigo da revista, publicando esclarecimentos ou retratações, caso necessários.

Editorial

Editorial e apresentação do volume

Dossiê temático

Dossiê de artigos apresentados por professores com título de doutor ou equivalente aos editores dos AMHN

Apresentação

Apresentação do dossiê 

Artigos

Política padrão de seção

Volumes completos

Publicação de volumes completos da fase impressa dos Anais do Museu Histórico Nacional

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.