Fachada lateral do Museu Histórico Nacional, com destaque para o grafite voltado para a parte da Av. Alfredo Agache. Vê-se também parte do Pátio de Santiago e detalhes da arquitetura neocolonial do terceiro piso do museu.

Anúncios

Edição Atual

v. 55 (2021): Anais do Museu Histórico Nacional
Ver Todas as Edições

Histórico

Os Anais do Museu Histórico Nacional (AMHN) são uma publicação voltada para a área museológica que teve a sua primeira edição em 1940, sendo publicada quase que regularmente até o ano de 1975. Em 1995, a publicação foi retomada já assumindo as características de um periódico científico anual, tendo como editor, na época, o historiador José Neves Bittencourt. Em 2007, a responsabilidade pelas edições passou para os professores Rafael Zamorano Bezerra e Aline Montenegro Magalhães e, a partir de 2016, o professor Álvaro Marins passou a compartilhar com eles a mesma responsabilidade.

Trata-se de uma referência acadêmica no campo da pesquisa sobre Museus, História, Museologia e Patrimônio. Sendo estratificado em B1 em na área interdisciplinar na Base Sucupira. Trata-se de uma iniciativa retomada há 24 anos e que a cada edição conta com artigos de qualidade, avaliados por especialistas (pares) e, eventualmente, organizados em dossiês temáticos.