Museu Eyêê Kafuba

casa da memória do povo Karão Jaguaribaras

Autores

  • Merremii Karão Jaguaribaras
  • Gleidison Karão Jaguaribaras
  • Rhuan Carlos dos Santos Lopes

Palavras-chave:

Museologia indígena; etnologia indígena; Nordeste brasileiro; etnicidade; patrimônio

Resumo

Neste artigo, apresentaremos a constituição histórica do Museu Eyêê Kafuba, organizado pelo povo Karão Jaguaribaras, localizado no limite dos municípios de Aratuba e Canindé, no estado do Ceará. Considerando o debate sobre museus indígenas, as articulações políticas em torno da afirmação de identidades e a construção de autorrepresentações a partir desses espaços, situamos a reflexão na forma como o museu é constituído, no contexto de mobilização por direitos, em que estão incluídas as narrativas históricas da presença do povo no Maciço de Baturité, uma das regiões de ocupação tradicional de povos indígenas. Para isso, nos pautamos na descrição das atividades da organização institucional e nas narrativas do povo sobre esse espaço de memória.

Biografia do Autor

Merremii Karão Jaguaribaras

Artista visual, curadora, ambientalista, escritora e pesquisadora. Graduada em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Graduada em Serviço Social (Faculdade Anhanguera). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar (MIH) da Unilab (bolsista Capes). Curadora no Museu Eyêê Kafuba. Membro do Grupo de Estudos com os Povos Indígenas (Gepi/Unilab-CNPq). E-mail: merremiikarao02@gmail.com. | Lattes: https://lattes.cnpq.br/9941749603553698. | Orcid: https://orcid.org/ 0000-0003-1400-7177.

Gleidison Karão Jaguaribaras

Pesquisador Karão Jaguaribaras. Bacharel em Humanidades e em Antropologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece) (bolsista Funcap) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), com bolsa Capes. Curador no Museu Eyêê Kafuba. Membro do Grupo de Estudos com os Povos Indígenas (Gepi/Unilab-CNPq). E-mail: gleidisonkarao@gmail.com. | Lattes: https://lattes.cnpq.br/6555260036402385. | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9770-5511.

Rhuan Carlos dos Santos Lopes

Arqueólogo e antropólogo. Docente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA) e nos programas associados de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGA/UFC-Unilab). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio (UFPA/CNPq) e membro do Grupo de Estudos com os Povos Indígenas (Unilab-CNPq). E-mail: rhuan.c.lopes@gmail.com. | Lattes: http://lattes.cnpq.br/5191230783420771. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6372-6413.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Dossiê temático 2