Acervos indígenas nos museus do Brasil e no Mundo

Autores

  • Daiara Tukano

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Patrimônio, Museus, Repatriação, reparação

Resumo

Os museus brasileiros se espelharam nos museus europeus, cuja grande maioria constituiu seus acervos durante os períodos coloniais e dos impérios, o que os torna hoje mundialmente reconhecidos pela diversidade de peças reunidas ao redor do mundo: peças antigas retiradas de seus territórios e de contextos originários de existência. Apresentamos um panorama da situação dos acervos indígenas brasileiros nos museus etnográficos, cujo acesso é parte relevante da garantia ao direito à memória e verdade destas populações, assim como do conjunto da sociedade brasileira na construção de sua identidade e memória nacional. Priorizam-se alguns dos museus mais relevantes do ponto de vista etnográfico no país e no mundo e questiona-se: onde se encontram estas importantes testemunhas do patrimônio brasileiro e o quanto elas são acessíveis aos seus detentores originários e à população nacional? Por fim, pontuam-se alguns dos principais desafios para a constituição de uma política de repatriação dos patrimônios indígenas do Brasil.

Biografia do Autor

Daiara Tukano

Daiara Hori Figueroa Sampaio - Duhigô, do povo indígena Tukano – Yé'pá Mahsã, pertence ao clã Eremiri Hãusiro Parameri do Alto Rio Negro na amazônia brasileira. Artista visual, professora pesquisadora em História da Arte, Mestre em Direitos Humanos – PPGDH/UnB e Conselheira Nacional de Cultura representando os Povos Indígenas no CNPC/MINC.

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Dossiê temático 2