Museu Kuahí

um espaço de resistência e valorização das culturas indígenas do Oiapoque

Autores

  • Fabrício Narciso dos Santos Fundação Nacional dos Povos Indígenas
  • Tadeu Lopes Machado Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Museu Kuahí, culturas indígenas, resistência cultural, Oiapoque, Amapá

Resumo

O Museu Kuahí, inaugurado em 2007 no município de Oiapoque (AP), na fronteira com a Guiana Francesa, é um espaço de resistência e valorização das culturas indígenas locais, especialmente dos povos Karipuna, Galibi Marworno, Palikur e Galibi Kali’na. Este artigo analisa sua criação e seu papel no fortalecimento das identidades indígenas, destacando estratégias para preservar tradições e memórias culturais em meio a transformações sociais. Com base em entrevistas e análise documental, constatou-se que o museu vai além da conservação de artefatos, funcionando como instrumento pedagógico e político, promovendo a transmissão de saberes tradicionais e diálogo intercultural. O Museu Kuahí é essencial na luta por reconhecimento, visibilidade e afirmação identitária, consolidando-se como um território de resistência no extremo norte do Brasil.

Biografia do Autor

Fabrício Narciso dos Santos, Fundação Nacional dos Povos Indígenas

Indígena do povo Karipuna do município de Oiapoque (AP). Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Especialista em Ensino de Filosofia (UNIFAP). Graduado nos Cursos de Licenciatura em História e Intercultural Indígena, ambas também pela UNIFAP. Atuou durante 4 anos como professor de filosofia e história no ensino médio, na Escola Indígena Estadual Manoel Primo dos Santos, situada na aldeia Santa Izabel, Terra Indígena Uaçá. Atualmente é indigenista da FUNAI, lotado na Coordenação Regional Centro Leste do Pará, na cidade de Altamira (PA). E-mail: fabriciokaripuna@gmail.com | Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6429-9091.

Tadeu Lopes Machado, Universidade Federal do Amapá

Professor adjunto da Universidade Federal do Amapá, vinculado ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII/UNIFAP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). Mestre e doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: tadeu@unifap.br | Orcid : https://orcid.org/ 0000-0001-8698-890X.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Dossiê temático 2