Projeto Quem Conta a Minha História?

relato de experiência de um projeto pedagógico-cultural na Reserva Indígena de Dourados/MS

Autores

Palavras-chave:

Museologia Social, Memória indígena, Inventário participativo, povos ameríndios

Resumo

O projeto pedagógico-cultural Quem Conta a Minha História? foi realizado na Reserva Indígena de Dourados/MS em 2018 e 2019, com o objetivo salvaguardar e valorizar memórias coletivas por meio da constituição e valorização de pequenas coleções patrimoniais. Baseado na metodologia de inventário participativo, o projeto convidou professores e alunos adolescentes das etnias Guarani, Kaiowá e Terena a refletir sobre processos museológicos e mecanismos capazes de provocar rupturas no silenciamento, buscando atualizar
processos de transmissão da memória e do conhecimento na comunidade. Apresentamos aqui algumas das questões suscitadas ao longo do processo, entrelaçadas a seu relato.

Biografia do Autor

Daniela Valle de Loro, Autônoma

Daniela Valle de Loro tem graduação em Letras, pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Filologia pela Universidade Sorbonne Paris IV, e o título de archiviste-paléographe pela École Nationale des Chartes, França. Atuou na gestão e valorização do patrimônio cultural no Arquivo Nacional Francês, na Agência Francesa do Desenvolvimento, nos Arquivos dos Altos-Alpes, na França. Atualmente desenvolve projetos de mediação cultural e valorização do patrimônio cultural junto a comunidades indígenas no Brasil. E-mail: daniela.valledeloro@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/7263043119942935. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0082-0089.

Christophe Dorkeld

Christophe Dorkeld tem graduação em História pela Universidade de Pau, França, e Especialização em Jorlanismo no Institut des Médias de Paris, França. Trabalha há mais de vinte anos na produção de documentários para cinema e televisão. Desde 2017, produz projetos culturais que promovem o patrimônio cultural em Dourados-MS, Brasil. E-mail: christophe.dorkeld@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-1041-7465.

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Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Dossiê temático 2