Chamada para artigos: Dossiê “Arte ou etnografia? Repensando as coleções de arte africana nos museus brasileiros”
Os Anais do Museu Histórico Nacional convidam para submissão de trabalhos para compor o dossiê “Arte ou etnografia? Repensando as coleções de arte africana nos museus brasileiros” até 10 de maio de 2026.
O dossiê, que comporá o volume 60 (2026) do periódico, é organizado por Ana Teles da Silva (Museu Nacional de Belas Artes/Ibram) e por Eloisa Ramos Sousa (Fundação Oswaldo Cruz).
O dossiê propõe uma reflexão sobre coleções de Arte Africana em museus brasileiros e internacionais. Serão aceitos artigos que discutam temas como as trajetórias das coleções de Arte Africana nos diferentes museus, a formação das coleções, as diferentes formas de conceituar essas e as políticas envolvidas nas diferentes formas de exibi-las. Além disso, interessam-nos pesquisas que mirem essas coleções a partir de uma perspectiva decolonial. Os debates sobre as coleções de Arte Africana podem remeter ainda às temáticas da invisibilidade dos sujeitos negros enquanto artistas e cidadãos, às vanguardas europeias e no caso brasileiro às discussões sobre identidades, culturas e religiões de matriz afro-brasileira.
Serão aceitos artigos, relatos de experiência, notas de pesquisa, ensaios, traduções, resenhas, entrevistas e outras modalidades de contribuições a serem avaliadas pelas organizadoras do dossiê temático e pela equipe editorial dos Anais MHN. As pessoas interessadas devem acessar a página dos Anais MHN para maiores informações, especialmente as “diretrizes para autores” na aba “submissões”.
