Exposição “Sopro da Floresta: a cura que vem da terra”

curadoria compartilhada e protagonismo indígena em museus de ciências

Autores

  • Maria Bonatto Museu da Vida Fiocruz
  • Dirce Jorge Kaingang Museu Worikg
  • Susilene E. Melo Kaingang Museu Worikg
  • Nádia Luzia Pitaguary Museu Indígena Pitaguary
  • Denise Coelho Studart Museu da Vida Fiocruz
  • Beatriz Schwenck Museu da Vida Fiocruz
  • Paulo Henrique Colonese Museu da Vida Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-2898-6698
  • Barbara S. M. Oliveira Museu da Vida Fiocruz

Palavras-chave:

Saúde Indígena - Pajés, Curadoria colaborativa, Museologia decolonial, Museus de Ciência – educação museal, Protagonismo indígena

Resumo

Na intenção de transpor barreiras históricas entre museus e povos originários, temos como objetivo produzir reflexões sobre processos vivenciados entre 2022 e 2025, por equipes de profissionais do Museu da Vida Fiocruz (Rio de Janeiro, RJ), Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (São Paulo/SP), Museu Worikg (Rio Coiós, Terra indígena Vanuíre, Arco-íris/SP) e Museu Indígena Pitaguary (Pacatuba/CE). Esses conhecimentos envolvem a produção da exposição Sopro da Floresta: a cura que vem da terra, tendo como curadores pajés dos povos Kaingang e Pitaguary. O texto aborda reflexões e experiências interligando os campos da museologia social e decolonial ao campo da saúde, de modo a construir diálogos que possam contribuir para a transformação social. Trazemos também algumas vivências de formação da equipe do Museu da Vida a partir do contato com os conhecimentos expostos pelas pajés.

Biografia do Autor

Maria Bonatto, Museu da Vida Fiocruz

Doutora em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Mestre em Filosofia da Educação (FGV). Bióloga, educadora do Museu da Vida Fiocruz, professora e pesquisadora no desenvolvimento de tecnologias para educação, com base na Determinação Social da Saúde. Docente do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente coordena o projeto da exposição sobre saúde indígena, com curadoria de pajés. | E-mail: paula.bonatto@fiocruz.br | Orcid: https://orcid. org/0000-0003-4153-1230.

Dirce Jorge Kaingang, Museu Worikg

Nasceu na Terra Indígena Vanuíre, Arco-Íris, São Paulo. Atua como pajé (Kujã na língua kaingang) e líder em sucessivas gerações de mulheres Kaingang em defesa da cultura tradicional. Gestora e curadora do Museu Worikg, é também curadora da exposição Resistência já!: fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP). | E-mail: worikgmuseu@ gmail.com | Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3587-5117.

Susilene E. Melo Kaingang, Museu Worikg

Nasceu na Terra Indígena Vanuíre, Arco-Íris, São Paulo. Atua como assistente de pajé (Kujã na língua kaingang) e faz parte da terceira geração de mulheres líderes da Cultura Kaingang. Gestora e curadora do Museu Worikg, é também artesã, educadora e lidera o grupo cultural Kaingang da Terra indígena Vanuíre. Curadora da exposição Resistência já!: fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP). E-mail: susikaingang@gmail.com | Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3805-2570.

Nádia Luzia Pitaguary, Museu Indígena Pitaguary

Nascida na Aldeia Monguba, Pacatuba, Ceará. Filha do pajé Barbosa, Xamã, professora indígena, cuidadora do sagrado feminino, mãe de santo, graduada em pedagogia pela Licenciatura Indígena Intercultural (Kuaba-UFC), coordenadora do Museu Indígena Pitaguary. Principal cuidadora da espiritualidade do seu povo desde a partida de seu pai em dezembro de 2022; palestrante e liderança indígena, raizeira, cachimbeira e parteira. E-mail: nadiapitaguary@gmail.com | Orcid: https://orcid. org/0009-0007-4859-5284.

Denise Coelho Studart, Museu da Vida Fiocruz

Doutora Ph.D. in Museum Studies pela Universidade de Londres (UCL). Museóloga pela Escola de Museologia/UniRio. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus-Nepam, Museu da Vida Fiocruz e atua em diversos temas, entre os quais: estudos de público, educação museal, museus e sustentabilidade ambiental, museologia decolonial, ciência e arte. Também é docente do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. E-mail: denise.studart@ fiocruz.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5481-8287.

Beatriz Schwenck, Museu da Vida Fiocruz

Mestre em Ciência da Informação (Ibict/UFRJ). Bibliotecária e educadora, coordenadora da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel (Museu da Vida Fiocruz). E-mail: beatriz.schwenck@fiocruz.br | Orcid: https://orcid.org/0009-0008- 7593-6758.

Paulo Henrique Colonese, Museu da Vida Fiocruz

Mestre em Educação Matemática (Universidade de Vassouras). Físico (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e educador do Museu da Vida Fiocruz. Atualmente no Serviço de Itinerância – Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas. Membro da Diretoria e coordenador dos módulos interativos e participativos de Matemática, Física e Astronomia do Museu Espaço Ciência Viva. E-mail: paulo.colonese@fiocruz.br | Orcid: https:// orcid.org/0000-0002-2898-6698.

Barbara S. M. Oliveira, Museu da Vida Fiocruz

Especialista em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Bacharel em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Esdi/Uerj). Atua como designer e ilustradora no Serviço de Design de Exposições e Produtos de Divulgação Científica, no Museu da Vida Fiocruz (SDEPDC/MV/COC/Fiocruz), tendo participado de mais de vinte projetos de exposições. E-mail: barbara.mello@fiocruz.br | Orcid: https://orcid.org/0009- 0006-3083-9263.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Dossiê temático 2