Chamadas abertas para a publicação de artigos em dossiês dos Anais MHN
Comunicamos que o prazo para submissão de artigos para os dossiês “Mulheres e museus” e “Educação museal e os projetos de Brasis no ano do bicentenário” se encerrará no dia 2 de setembro de 2022.
Os artigos dos dois dossiês irão sendo publicados conforme o fluxo editorial no volume 56 dos Anais do Museu Histórico Nacional até dezembro de 2022.
Abaixo seguem as ementas dos dois dossiês.
O dossiê “Mulheres e museus” é organizado por Fernanda Castro (MHN), Inês Gouveia (IEB-USP) e Lilian Amaral (Instituto Diversitas-USP).
Ementa: A presença de mulheres nos museus é percebida de formas variadas por quem percorre seus corredores e frequenta seus bastidores. Entre públicos, profissionais e representações em acervos diversos, as mulheres ocupam diferentes lugares no cenário museal. Ainda que, por vezes invisibilizadas na história, por outras tendo suas trajetórias profissionais silenciadas ou esquecidas, as mulheres são agentes protagonistas em museus e na história da museologia. Esse dossiê pretende reunir textos que apresentem trajetórias biográficas e profissionais, análises e reflexões sobre a elaboração teórica e sobre a prática de mulheres em e com museus. Destaca-se o interesse no debate sobre gênero, e a necessária produção e levantamento de dados sobre a participação feminina na constituição do campo museal e museológico no Brasil e na América Latina.
O dossiê “Educação museal e os projetos de Brasis no ano do bicentenário” é organizado por Juliana Maria de Siqueira/SMC Campinas; Ozias Soares/ Fiocruz; Marilia Xavier Cury/USP; Zita Possamai/UFRGS).
Ementa: Supõe-se que nas práticas educativas museais as matrizes culturais que nos constituem sejam observadas crítica e sensivelmente, percebidas em seus embates e contradições, e experimentadas com seus limites e suas potências, deflagrando nas pessoas participantes o senso de protagonismo histórico e cultural, e a responsabilidade pela própria humanização. A ocasião do bicentenário da Independência proporciona às trabalhadoras e aos trabalhadores da Educação Museal – seres sentipensantes, sujeitos da práxis – a oportunidade de levantar diálogos centrados nos projetos de Brasis semeados desde o chão dos museus. Com base no que temos feito, há razões para esperançar?
O presente dossiê convida tanto às reflexões históricas quanto prospectivas. São bem-vindos os estudos e relatos que pluralizem as memórias da Educação Museal no Brasil e das pessoas que a têm construído, assim como das novas experiências e concepções que abrem espaço para a constituição de cidadãs e cidadãos que vivenciem suas heranças culturais em chaves verdadeiramente soberanas: solidárias, criativas, libertárias, afirmativas, abertas e respeitosas com a alteridade, interculturalizantes e desafiadoras da persistente colonialidade
* Aproveitamos para destacar que a submissão de trabalhos para a seção “Artigos” segue com chamada contínua, sem prazo definido para submissão, sendo os artigos publicados tão logo os processos editoriais relacionados a cada um deles seja concluído. Isso possibilita a publicação dos artigos de forma mais rápida no periódico.