Ampliação de prazo de recebimento de artigos para o dossiê "Narrativas da(s) Independência(s) em museus, monumentos e coleções"
Comunicamos a ampliação do prazo de recebimento dos artigos para o dossiê "Narrativas da(s) Independência(s) em museus, monumentos e coleções", a ser publicado no volume 56 dos Anais MHN. O novo prazo é 30 de abril de 2022.
O dossiê possui como organizadores: Patrícia Wanzeller (MHN), Paulo Garcez Marins (MP/USP) e Suely Ceravolo (UFBA).
Ementa: Por ocasião do bicentenário da Independência e do centenário de criação do Museu Histórico Nacional (MHN), o volume é destinado à análise da emancipação política brasileira como um fato histórico apartado de seu processo, anterior e posterior. E, sobretudo, como essa história foi contada e recontada nos acervos nacionais das instituições museológicas, nos espaços e objetos que foram consagrados monumentais exaltando e, mormente, silenciando agentes e memórias que fizeram da segunda década do século XIX, um intervalo de muitas lutas. Enfim, o “poder simbólico” contido e não-contido na dinâmica do discurso museal sobre a Independência Nacional.