Volume 56 dos Anais do Museu Histórico Nacional já está disponível para os leitores

2022-07-12

O volume 56 dos Anais MHN já está on-line e iniciou esta edição com a publicação de três artigos. Dois deles inauguram a seção “Especial – Independências”, dedicada às reflexões em torno do bicentenário da Independência do Brasil, suas memórias e monumentos: “Os centenários: 7 de Setembro e 2 de Julho na Bahia, Brasil (1922-1923)”, de Suely Moraes Cerávolo e Cinthia da Silva Cunha; e “‘Lembrete perene a recordar aos governos um dever irrevogável’: as vigilâncias comemorativas do Centenário da Independência em Goiás e a pedra fundamental da futura capital do Brasil”, de Clovis Carvalho Britto.

Nesse primeiro momento, também publicamos o texto “Inventariando acervos: o caso do Fundo Maria Beatriz Nascimento”, de Wagner Vinhas, na seção “Artigos”.

Aproveitamos para informar que nessa edição publicaremos em breve os artigos de dois dossiês: “Mulheres e museus” – organizado pelas professoras Fernanda Castro, Inês Gouveia e Lilian Amaral –, e “Educação museal e os projetos de Brasis no ano do bicentenário”, organizado pelos professores Juliana Siqueira, Marília Xavier Cury, Ozias Soares e Zita Possamai. Lembramos que a data final de submissão para esses dossiês se encerra no dia 02 de setembro de 2022.

Quanto aos artigos livres, eles podem continuar a ser submetidos em fluxo contínuo.