"'Eu quero o país que não está no retrato': a pintura histórica de Kent Monkman", de Andrea Roca
O mais recente artigo publicado nos Anais MHN é de autoria da antropóloga Andrea Roca. "'Eu quero o país que não está no retrato': a pintura histórica de Kent Monkman" passa a compor a seção "Especial - Independências" do presente volume (56) dos Anais MHN.
No texto, a pesquisadora apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história canadense.
Roca realiza ainda uma reflexão de fundo sobre a continuidade do processo colonial no Canadá, por meio do exame das temporalidades inscritas nas pinturas do artista, e tomando seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus.
Boa leitura: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232 .