Foi estendido o prazo para submissões ao dossiê “Ensino e Formação em Museologia no Brasil”
O novo prazo para submissões a esse dossiê foi estendido para o dia 31 de janeiro de 2024. De acordo com os organizadores desse dossiê, a proposta é “reunir artigos que apresentem reflexões e análises sobre os cursos e a formação em Museologia do ponto de vista histórico e na atualidade. Destaca-se o interesse no debate sobre as matrizes curriculares dos cursos e suas possíveis alterações, embasadas em aspectos teórico-metodológicos da área, suas relações com programas e linhas de pesquisa, a confluência com as ofertas de disciplinas obrigatórias/eletivas ou optativas e análises que contextualizem os cursos diante do cenário mais amplo do contexto universitário, aí incluídas as relações com museus universitários”.
Ainda de acordo com a ementa do dossiê, o universo a ser abordado é bastante diverso e estimulante, sendo desejáveis trabalhos que busquem levar em consideração “pesquisas que apresentem dados consolidados sobre perfis de egressos, impactos da formação das/os profissionais museólogas/os nas regiões em que se situam, bem como trajetórias biográficas e profissionais de docentes e da sua produção acadêmica na formação graduada e pós-graduada em Museologia”.
São bem-vindos também “levantamento de dados, bem como a análise destes sobre temáticas desenvolvidas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), exposições curriculares, projetos de iniciação científica e de extensão, que ajudem a compreender a constituição do campo museológico no Brasil a partir dos cursos de formação e seus consequentes desdobramentos na atuação museal”.
Os organizadores desse dossiê são a professora Ana Audebert, do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), o professor Carlos Costa, do curso de bacharelado em Museologia do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal de Recôncavo da Bahia, e o professor Ivan Coelho de Sá, da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).