Novos textos no volume 59 dos Anais MHN

2025-11-24

Caros leitores e leitoras:

Neste ano de comemoração dos 30 anos da retomada dos Anais MHN, temos o prazer de anunciar a inauguração da seção Acervo MHN, com textos sobre itens ou coleções do acervo do Museu Histórico Nacional ou mesmo sobre o próprio museu, que podem ter um caráter mais livre, como crônicas, memórias pessoais, reflexões profissionais, pesquisas em andamento, entre outros. Iniciamos a seção com três textos:

"Entre cordas, memórias, versos e temporalidades: a presença de Cazuza no Museu Histórico Nacional", de Moana Soto

"Biblioteca do Museu Histórico Nacional: história, memória e patrimônio cultural", Gisely Miranda apresenta a trajetória da Biblioteca do museu, entendendo-a como espaço de memória e fonte de pesquisa.

"Filosofia de mais de um par de botas: os potenciais de pesquisa de sapatos como objetos museológicos", de Cecília Soares. 

Temos também a satisfação de anunciar a publicação do artigo de Lilia Moritz Schwarcz, intitulado “O soldado negro com estrela na mão: sobre o silêncio que ronda a tela de Maria Emília Campos”. O texto analisa a obra Soldado do 1o Batalhão de Infantaria do Exército, que integra o acervo do MHN, explorando a história da artista e do modelo retratado, tensionando questões de gênero, raça e classe no contexto da arte e da história brasileiras.

Os textos podem ser lidos aqui.

 

Boa leitura!

 

Equipe editorial dos Anais MHN