O rei do Congo nas Comemorações Centenárias (1940)
Fotografia e histórias
Palavras-chave:
Fotografia, Colonialismo, Estado Novo, Propaganda política.Resumo
Em 1940, o regime salazarista organizou, em Lisboa, uma grande exposição com o objetivo de comemorar dois grandes fatos históricos que estariam completando mais um centenário na altura: a fundação do país (1140) e a restauração portuguesa (1640). As Comemorações Centenárias mobilizaram tanto a capital, quanto os diferentes espaços sob o controle de Lisboa, contando também com a presença de nativos das colônias em espaços expositivos, como D. Pedro VII, o rei do Congo. Fotografias de D. Pedro VII foram produzidas e consumidas dentro de uma lógica de propaganda. No entanto, para a sua configuração em imagem visual, os organizadores do evento precisaram criar várias estratégias para a sua colaboração. Nesse sentido, o artigo se propõe a pensar as relações e negociações desiguais estabelecidas, assim como os objetivos políticos presentes na produção e consumo da imagem fotográfica da autoridade congolesa nesse período.