Na fila da memória:

megaexposições em museus brasileiros na década de 1990

Autores

  • Ana Cristina Audebert de Oliveira
  • Bruno Porpora Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMus-USP) da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Megaexposições; Globalização; Década de 1990; Museus brasileiros; Museologia.

Resumo

No final do século XX, a emergência da memória não apenas multiplica exponencialmente o número de museus em todo o mundo, mas também transforma gradativamente as instituições museológicas já estabelecidas. O presente artigo busca historicizar este processo, privilegiando os aspectos globalizante, comunicativo e tecnológico dos museus na década de 1990. Evidencia-se, assim, o fenômeno das megaexposições no Brasil através de revisão bibliográfica e pesquisa em fontes primárias, destacando Rodin (1995, Museu Nacional de Belas Artes e Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Botero (1998, Museu Nacional de Belas Artes).

 

Biografia do Autor

Bruno Porpora, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMus-USP) da Universidade de São Paulo

Museólogo. Mestrando em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMus-USP) da Universidade de São Paulo, com bolsa CAPES. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Downloads

Publicado

2022-08-16