Adrian, Stahlhelm, Brodie:

apontamentos sobre o advento da guerra moderna em alguns artefatos quase desconhecidos no acervo do Museu Histórico Nacional

Autores

  • Jose Neves Bittencourt Iphan

Palavras-chave:

Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Barroso, Gustavo Dodt (1882-1959), Museu Histórico Nacional, acervo, Capacetes de combate, Exército Brasileiro, Missão Militar Francesa (1920-1940)

Resumo

O Museu Histórico Nacional possui, em seu acervo, pequena série (6 unidades) de artefatos/documentos denominados “capacetes de combate”, que teriam sido recolhidos pelo primeiro diretor da instituição, Gustavo Barroso, em 1918. Esses artefatos não têm sua origem bem definida, pois não é conhecida a forma como Barroso os teria recolhido. Ainda assim, o exame desses itens permite levantar hipóteses sobre os artefatos em si, em função de aspectos técnicos e científicos neles envolvidos, bem como o exame telescópico de uma fase crucial da história da guerra, a história da guerra moderna. Também permite a construção e exame de algumas hipóteses sobre a modesta participação militar do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e na Conferência de Paz de Paris (1919), mais conhecida por Conferência de Paz de Versalhes.

Downloads

Publicado

2023-03-29