Visitas ao Museu Histórico Nacional:

registros de memória e ficção

Autores

  • Carina Martins Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Museu Histórico Nacional; Educação; Material pedagógico; Museu histórico; História.

Resumo

O artigo faz parte do projeto "Lições das coisas", que objetiva analisar as concepções teórico-metodológicas sobre memória, história e educação presentes nos guias e materiais pedagógicos de museus históricos. Para tanto, o artigo aborda as fontes institucionais e impressas, além de compreender as relações propostas entre os museus históricos e seus visitantes. No ano do centenário do Museu Histórico Nacional (2022), recortamos para este artigo duas propostas de visitas guiadas à instituição, de forma física ou ficcional, pelo diretor Gustavo Barroso. A primeira, na gestão do diretor, publicada em revista. A segunda, no material pedagógico intitulado "Uma visita ao MHN", no qual Barroso é um personagem ficcional. O diálogo entre as duas fontes propiciará a análise de mudanças e permanências, bem como formas de expor e construir narrativas históricas para estimular a visitação institucional.

Downloads

Publicado

2023-03-29

Edição

Seção

Dossiê temático