Themônias na Amazônia

uma jornada museológica sobre sustentabilidade, representatividade e reciprocidade

Autores

Palavras-chave:

Museologia, LGBTQIAPN , Expografia, UFPA, Exposição Curricular

Resumo

A investigação da temática LGBTQIAPN+ no contexto da museologia desempenha um papel fundamental na promoção da equidade, inclusão e apreciação da diversidade. Neste artigo apresenta-se o processo construtivo da exposição curricular “Themônias: A Arte Drag na Amazônia”, desenvolvida no curso de museologia da Universidade Federal do Pará, no ano de 2022 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar a concepção, organização e impacto da exposição, em um ambiente de aprendizado universitário, no contexto da promoção da igualdade, inclusão e respeito pela diversidade. A metodologia adotada envolveu a coleta de dados por meio de observação participante, entrevistas com os organizadores e visitantes, análise documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados destacam a importância da exposição na criação de espaços seguros e acolhedores para a expressão Drag na região amazônica, além de promover a visibilidade e valorização da cultura LGBTQIAPN+.

Biografia do Autor

Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Universidade Federal do Pará, Instituto das Ciências da Arte

Profa. Doutora no Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). É doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Preservação de Acervo Científico pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Laboratório de Pesquisa em Reservas Técnicas na UFPA. Desenvolve pesquisas sobre Museus, Acervos e Patrimônios, com foco na gestão, documentação e comunicação museológica.

Paola Carolina Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Pará, Instituto das Ciências da Arte

Graduanda do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Dossiê temático 3 - Parte 1