Conversando sobre gênero com o material didático Casas e coisas do Museu do Ipiranga

Autores

Palavras-chave:

material didático, Museu do Ipiranga, performances de gênero, educação museal

Resumo

Neste artigo analisamos o material didático da exposição Casas e coisas (2022) do Museu do Ipiranga da Universidade de São Paulo (USP), que apresenta questões a respeito da construção social de gêneros a partir do estudo da cultura material. Buscaremos no livreto subsídios pedagógicos para a tratativa da construção das identidades de gênero sob uma perspectiva interseccional, ou seja, que considera diferentes marcadores sociais como elementos constitutivos dessas identidades, tais como raça, classe, territorialidade e sexualidade. Para além dessa busca, nosso objetivo é, assim como o material didático nos propõe, observar, coletar, fazer perguntas e, a partir do referencial dado, nos apropriar dele para fazer novas elaborações. Nosso objetivo então se faz quando partimos de lugares para além da matriz cis-heteronormativa – que tem a binariedade homem-mulher/masculino-feminino. Aqui, o exercício é partir desse material para deslocar o olhar para outras vivências e identidades a fim de desnaturalizar o passado e o presente.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Dossiê temático