Memórias e identidades agonísticas

o corpo LGBTQIA+ como signo no processo de musealização e musealidade

Autores

Palavras-chave:

Informação gênero-sexualidade, Epistemologia, Memória agonística, Musealização e Musealidade, Museologia

Resumo

É imperativo descortinar algumas representações distorcidas e reducionistas do corpo LGBTQIA+. Isso significa construir representações epistêmicas que podem ser feitas a partir dos estudos de memória produzidos pela própria comunidade investigada. Assim, quais são representações memorialísticas da Ciência da Informação sobre o corpo LGBTQIA+ e como elas compõem as identidades LGBTQIA+? Esta pesquisa objetiva analisar o corpo LGBTQIA+ como signo nas representações memorialísticas da Ciência da Informação. A justificativa versa no alargamento teórico-sintético e epistemológico da Museologia com foco na musealização e na musealidade. Teve abordagem qualitativa; adotou o método semiótico, de espectro bibliográfico e inclinação epistêmica cognitiva. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pelos aspectos dos estudos de memória e identidade. O corpo LGBTQIA+ como valor agonístico é marcado pelas lutas, disputas e conflitos vividos pelos sujeitos, grupos e comunidades.

Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, UFRJ

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Professora permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

 

Eliane Epifane Martins, FATECH

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), Bibliotecária da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CODEM) e Tutora à distância no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará.

Lília Mara de Menezes, IFRGN

Mestra em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é pós-graduada em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2011) e graduada em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) é professora atuante no Ensino Fundamental e tutora do curso Letras-Língua Portuguesa na UERN/UAB.

Ana Cleide Patrício de Souza, UFPB

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 2022, Especialista em Museografia e Patrimônio cultural Rede Claretiano de Ensino (2016) e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 2002. Na biblioteconomia: tem experiência em bibliotecas: Universitária Coordenou a Biblioteca Ministro Edson Vidigal da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) - Maranhão e a Biblioteca do Sesi - Indústria do Conhecimento - MaranhãoVoluntária e Colaboradora informacional das RSS do grupo Família Dandy Walker 2014-atual.

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Publicado

2024-06-06

Edição

Seção

Dossiê temático