A ausência da temática da acessibilidade na formação em museologia no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Formação, Graduação e Pós-graduação, Museologia

Resumo

Este texto aborda a ausência do tema acessibilidade na formação em museologia no Brasil. Utilizamos a bibliometria como metodologia, analisando os projetos pedagógicos das graduações em museologia em universidades públicas. Para a análise da pós-graduação, realizamos uma busca nas dissertações e teses. A abordagem documental e a revisão bibliográfica procuram destacar
contribuições de museólogas e iniciativas que não estão diretamente relacionadas à graduação em museologia, mas que têm debatido acessibilidade. Os resultados revelam que apenas um curso no país tem disciplina obrigatória sobre acessibilidade, e o número de trabalhos em nível de pós-graduação é bastante reduzido. Os dados indicam uma carência significativa na abordagem da
acessibilidade na formação em museologia. Esperamos que este estudo contribua para a reflexão da importante inserção da acessibilidade cultural nas estruturas curriculares, e que essa temática seja integrada à formação inicial e continuada de futuras, futuros e futures pessoas museólogas.

Biografia do Autor

Karlla Kamylla Passos, UFG

Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); doutora em Museologia pela Universidade Lusófona; mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é bolsista no projeto “Acessibilidade e inclusão nos museus do Instituto Butantan: tecnologia assistiva e formação de equipes”. Foi professora substituta no curso de Museologia da UFG (2021-2023) e educadora no Museu de Astronomia e Ciências Afins (2019-2021), atuando principalmente com acessibilidade das ações online e exposições virtuais.

Carla Grião da Silva Bernardino

Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Mestre pelo Programa de Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo com a pesquisa "Os lugares de memória do Movimento Social das Pessoas com Deficiência em São Paulo de 1978 a 1981". Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. É membro do Centro de Documentação e Informação da Pessoa com Deficiência Rui Bianchi do Nascimento e da Equipe de Diretoria do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região. Participa da Rede de Ocupações e Parcerias Acadêmicas da Universidade Federal de Goiás e do Grupo de Estudos Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural da Cátedra Unesco: Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Possui experiência em Acessibilidade Museal e Cultural, Processos Museológicos e Mediação e Curadoria Acessíveis. Atuou há 4 anos como Museóloga no Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência (hoje Museu da Inclusão). Foi docente por 2 anos do curso técnico de Museologia da Etec Parque da Juventude, onde ministrou aulas de mediação educativa inclusiva e acessibilidade em museus e espaços culturais. Atualmente pesquisa Acessibilidade em Museus e realiza serviços afins em instituições museológicas e culturais.

Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj

Doutora em Educação pela USP, mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é divulgadora científica e pesquisadora da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), coordenadora do grupo de pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC); e professora em diversos programas de pós-graduação da Fiocruz e do IFRJ (campus Maracanã).

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Publicado

2024-10-22

Edição

Seção

Dossiê temático 2