A ausência da temática da acessibilidade na formação em museologia no Brasil
Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Formação, Graduação e Pós-graduação, MuseologiaResumo
Este texto aborda a ausência do tema acessibilidade na formação em museologia no Brasil. Utilizamos a bibliometria como metodologia, analisando os projetos pedagógicos das graduações em museologia em universidades públicas. Para a análise da pós-graduação, realizamos uma busca nas dissertações e teses. A abordagem documental e a revisão bibliográfica procuram destacar
contribuições de museólogas e iniciativas que não estão diretamente relacionadas à graduação em museologia, mas que têm debatido acessibilidade. Os resultados revelam que apenas um curso no país tem disciplina obrigatória sobre acessibilidade, e o número de trabalhos em nível de pós-graduação é bastante reduzido. Os dados indicam uma carência significativa na abordagem da
acessibilidade na formação em museologia. Esperamos que este estudo contribua para a reflexão da importante inserção da acessibilidade cultural nas estruturas curriculares, e que essa temática seja integrada à formação inicial e continuada de futuras, futuros e futures pessoas museólogas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do Museu Histórico Nacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.