Percursos teóricos, metodológicos e educativos no ensino de Museologia

o caso do curso de Museologia da UFS (2007-2022)

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Museologia, Avaliação, UFS

Resumo

A presente comunicação busca descrever a trajetória do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), criado em 2007, bem como os desafios da graduação e as adequações curriculares às novas tendências e demandas do profissional museólogo.
Dentre os métodos indicados, optou-se pela análise da situação, utilizando-se fontes históricas e institucionais disponibilizadas pela universidade, além da documentação produzida pelo próprio curso, tais como relatórios, diagnósticos, atas e levantamentos. A compreensão das mudanças metodológicas e teóricas presentes no curso possibilitou a compreensão dos pontos positivos e dos que deveriam ser melhorados, a partir de dados como retenção, bolsas ofertadas e projetos aprovados, que se refletiu na alteração do projeto pedagógico do curso (PPC) aprovado e implantado em 2020. Tal alteração buscou descentralizar e diversificar a formação do profissional por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que permitissem o diálogo com questões e demandas da atualidade. Concluiu-se que a compreensão da história do curso deu bases para a adequação do PPC envolvendo as mudanças tecnológicas e de mercado que se refletem na formação dos profissionais da Museologia, bem como as ações estratégias para assegurar a permanência do acadêmico no curso.

Biografia do Autor

Rose Elke Debiasi, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Historiadora e museóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutora pela UFSC. Dedica-se a temas relacionados à memória, à pesquisa histórica nos museus e ao patrimônio cultural, em especial dos povos do campo. Atua, ainda, nas linhas de pesquisa ""Museologia e Processos Museais Aplicados"" e ""Museu, Cultura e Sociedade"", vinculadas ao Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. É organizadora das coletâneas ""Terra e Memórias: vivências, conflitos e conquistas no(s) rural(is) do Brasil"" (2018) e ""Movimentos Sociais e Resistência no Sul do Brasil"" (2020).

Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Graduação em Pedagogia pela Clarentiano (2019). Professora de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (2009). Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFS. Coordenadora do Laboratório de Museologia Aplicada-LABMUSAS e Líder do GEMPS.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Edição

Seção

Dossiê temático 2