Percursos teóricos, metodológicos e educativos no ensino de Museologia
o caso do curso de Museologia da UFS (2007-2022)
Palavras-chave:
Ensino Superior, Museologia, Avaliação, UFSResumo
A presente comunicação busca descrever a trajetória do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), criado em 2007, bem como os desafios da graduação e as adequações curriculares às novas tendências e demandas do profissional museólogo.
Dentre os métodos indicados, optou-se pela análise da situação, utilizando-se fontes históricas e institucionais disponibilizadas pela universidade, além da documentação produzida pelo próprio curso, tais como relatórios, diagnósticos, atas e levantamentos. A compreensão das mudanças metodológicas e teóricas presentes no curso possibilitou a compreensão dos pontos positivos e dos que deveriam ser melhorados, a partir de dados como retenção, bolsas ofertadas e projetos aprovados, que se refletiu na alteração do projeto pedagógico do curso (PPC) aprovado e implantado em 2020. Tal alteração buscou descentralizar e diversificar a formação do profissional por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que permitissem o diálogo com questões e demandas da atualidade. Concluiu-se que a compreensão da história do curso deu bases para a adequação do PPC envolvendo as mudanças tecnológicas e de mercado que se refletem na formação dos profissionais da Museologia, bem como as ações estratégias para assegurar a permanência do acadêmico no curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do Museu Histórico Nacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.