Confluências kilombistas na curadoria de exposições

exposição Visagens como lugar de justiça epistêmica

Autores

Palavras-chave:

kilombismo, curadoria de exposições, Jorge dos Anjos, metodologias participativas

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar os processos curatoriais que construíram a exposição Visagens (2023). A exposição foi um desdobramento do processo de construção do memorial descritivo escrito, analítico e crítico sobre o artista Jorge dos Anjos, apresentado ao PPGArtes/UFMG, para fins de indicação à obtenção do título de doutor por notório saber e foi realizada dentro de uma perspectiva de “ações afirmativas de caráter museológico”. Abordamos a curadoria dentro do bojo da cadeia operatória dos processos museológicos e suas confluências com a curadoria de exposições a partir de uma perspectiva kilombista na construção de uma museologia antirracista. A exposição Visagens foi resultado de metodologias colaborativas e participativas que se interessaram pelas noções de heranças e memórias, pessoais e coletivas de um artista afro-brasileiro.

Biografia do Autor

Carolina Ruoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em História na Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História do Norte e Nordeste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorado em História da Arte na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne em 2016, com orientação do professor Dr. Dominique Poulot, bolsa CAPES. Foi diretora da Galeria Antônio Bandeira, coordenadora de curadoria do Museu do Homem do Nordeste da FUNDAJ (2014- 2015 - Recife) e curadora do Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço, Secult-Ce ( 2016 - 2017 Fortaleza). Atualmente é  professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, membro dos grupos de pesquisa Estopim (UFMG) e GEPPM (UFC), professora visitante do Doutoramento em Sociomiseologia da Universidade Lusófona (ULusófona).

Rodrigo Rafael Gonzaga, Universidade Lusófona

Cientista Social, gestor museal, pesquisador e curador com experiência em coordenação de projetos, curadoria de exposições, gestão cultural e museológica. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com bolsa CAPES/CNPq. Doutorando em Sociomuseologia na Universidade Lusófona (ULusófona) em Lisboa, Portugal, com bolsa de estudos da Cátedra UNESCO "Educação, Cidadania e Diversidade cultural". É membro da Rede de Museologia Kilombola (RMK), pesquisador do Grupo de Pesquisa ESTOPIM: Teorias e Metodologias de Curadoria de Exposição (ESTOPIM/CNPq/UFMG) e do Laboratório de Socioexpografia (Cátedra UNESCO/CeiED/ULusófona). 

Alinne Damasceno, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Museologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro do grupo de pesquisa Estopim: Teorias e Metodologias de Curadoria de Exposição (ESTOPIM/CNPq/UFMG) e do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva. Atualmente estagiária no setor de documentação museológica no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).

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Publicado

2024-12-06

Edição

Seção

Dossiê temático 2