O devir das humanidades digitais nos cursos de graduação em Museologia no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Museologia, Instituições de Ensino Superior, Graduação, Brasil

Resumo

O desafio da gestão do patrimônio cultural representado por códigos binários se impõe como um desafio significativo na formação acadêmica em Museologia no Brasil. A discrepância na oferta de disciplinas obrigatórias específicas sobre humanidades digitais em relação a outras temáticas acaba por comprometer a capacitação teórica e operacional necessária para integrar inovações no ambiente museológico contemporâneo. Este artigo busca mapear e apresentar os títulos e as ementas das disciplinas hoje ofertadas pelos cursos de graduação em Museologia no Brasil. Utilizando-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, bem como de revisão bibliográfica, o trabalho emprega como método o mapeamento das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, a análise das grades curriculares e a aplicação de linguagens de especialidade para identificar, no título das disciplinas e/ou na descrição das ementas, aquelas relacionadas às humanidades digitais. Os resultados revelam a necessidade de inclusão de disciplinas sobre linguagens de especialidades em tecnologias da comunicação e computação, curadoria digital e protocolos Web e infraestrutura operacional da internet.

Biografia do Autor

Rubens Ramos

outor e Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS UNIRIO/MAST). Possui bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Aperfeiçoamento Profissional em Documentación Audiovisual pelo Centro de CapacitaciónTelevisiva y Audiovisual de la Televisión Educativa - Ciudad de México (EAD). Tem formação no Curso de Habilitação Profissional de Nível Médio de Técnico em Museu (atual Técnico em Museologia), oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Integrou o quadro de docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como Professor Substituto (2017-2018 e 2022-2023), na Área de Conhecimento Arte e Patrimônio do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Atuou como Museólogo no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e na Casa Zuzu Angel/Museu da Moda (IZA-RJ), além de prestar serviço para diversas instituições, com destaque para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu do Futebol (MF), Serviço Social do Comercio (Sesc Departamento Nacional), bem como na Chefia da Divisão de Educação Patrimonial no Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes-SP. Participou como pesquisador do Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP/UNIRIO), na Linha de Pesquisa Museus virtuais, Patrimônio digital, Documentação e Sistemas de Informação e seus recursos tecnológicos e comunicacionais e do Grupo de Pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). É membro do International Committee for Audiovisual and New Technologies of Image and Sound (AVICOM). Detém interesse em: Documentação Museológica, Documentação em Museus, Terminologias, Cibermuseologia; Preservação Audiovisual; Patrimônio Digital/Virtual; Humanidades Digitais; Curadoria de Conteúdos.

Carlos Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Campus Cachoeira/São Félix, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) e no Bacharelado em Museologia. Na UFRB foi Coordenador do PPGap (10/2018-10/2022), Coordenador do Bacharelado em Museologia (10/2008-10/2010), Secretário da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (07/2019-07/2021), Secretário da Câmara de Extensão (12/2009-10/2010), Chefe do Núcleo de Gestão de Atividades Ensino do CAHL (04/2012-04/2013) e Chefe do Núcleo de Gestão de Atividades de Pesquisa do CAHL (04/2013-12/2015). É pesquisador associado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio (CEAACP), da Universidade de Coimbra (UC), desde 01/2008; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGARQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 08/2021. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Desde 11/2011 é avaliador de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Foi professor colaborador do PPGMUseu/UFBA (12/2017-02/2023) e do PPGDCI/UEFS (08/2017-06/2021); membro do Conselho Fiscal (10/2015-10-2017) e Coordenador do GT Profissão de Arqueólogo no Brasil (05/2018-11/2018 e 06/2020-11/2021) da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) (10/2015-10/2017); Secretário da Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR) (08/2010-08/2012); membro titular do Sistema Brasileiro dos Museus (SBM/IBRAM) (01/2014-04/2016); coordenador da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia (11/2012- 11/2014); Conselheiro do Conselho Federal de Museologia (COFEM) (03/2011-10/2011); Vice-Presidente (01/2008-01/2009) e Presidente (01/2009-01/2011) do Conselho Regional de Museologia 1 Região (COREM-1R). Museólogo pela UFBA (2001); mestre em Arqueologia pela UFPE (2005); mestre (2007) e doutor (2012) em Arqueologia pela UC, onde a tese de doutorado "Representações rupestres no Piemonte da Chapada Diamantina (Bahia, Brasil)" obteve aprovação com distinção e louvor por unanimidade da comissão julgadora (Magna cum Laude) e, em 2013, o segundo lugar no Prêmio Luiz de Castro Faria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Cumpriu estágio pós-doutoral, com apoio da CAPES, no PPGDCI/UEFS (2017) e, atualmente realiza, estágio pós-doutoral no CEAACP/UC-PT. É membro dos grupos de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA), Recôncavo Arqueológico (UFRB) e Musealização da Arqueologia (USP). Atua nas áreas da Museologia e da Arqueologia, nas quais desenvolve atividades profissionais, pesquisas e docência nos campos da teoria museológica e dos objetos, gestão museológica, produção de pesquisas museológicas, legislação para o patrimônio, educação patrimonial, processos museológicos em acervos arqueológicos, arqueologia histórica e representações rupestres.

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Publicado

2024-10-22

Edição

Seção

Dossiê temático 2