O devir das humanidades digitais nos cursos de graduação em Museologia no Brasil
Palavras-chave:
Humanidades Digitais, Museologia, Instituições de Ensino Superior, Graduação, BrasilResumo
O desafio da gestão do patrimônio cultural representado por códigos binários se impõe como um desafio significativo na formação acadêmica em Museologia no Brasil. A discrepância na oferta de disciplinas obrigatórias específicas sobre humanidades digitais em relação a outras temáticas acaba por comprometer a capacitação teórica e operacional necessária para integrar inovações no ambiente museológico contemporâneo. Este artigo busca mapear e apresentar os títulos e as ementas das disciplinas hoje ofertadas pelos cursos de graduação em Museologia no Brasil. Utilizando-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, bem como de revisão bibliográfica, o trabalho emprega como método o mapeamento das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, a análise das grades curriculares e a aplicação de linguagens de especialidade para identificar, no título das disciplinas e/ou na descrição das ementas, aquelas relacionadas às humanidades digitais. Os resultados revelam a necessidade de inclusão de disciplinas sobre linguagens de especialidades em tecnologias da comunicação e computação, curadoria digital e protocolos Web e infraestrutura operacional da internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do Museu Histórico Nacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.