Educação museal e educação escolar

diálogos para uma sociedade antirracista

Autores

  • Valdemar de Assis Lima
  • Elison Antonio Paim

Palavras-chave:

Educação, experiência, decolonialidade, memórias, antirracismo

Resumo

Os museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infunde grande responsabilidade social na construção e implementação de políticas educacionais  para além da ambiência escolar e favorecem a compreensão do devir das memórias de diferentes grupos – como reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Tanto os museus quanto as escolas criam processos de construção de significados, assim, a necessidade de uma investigação dos pontos de vista dos educadores sobre a situação de visita nos museus se dá a título de alçar reflexões que indiquem as formas como estas são compreendidas fora do discurso especializado. Visamos compreender em que medida há o reconhecimento e utilização dos museus como espaços educacionais factíveis para atividades educacionais tendo por base a Lei 10.639 de janeiro 2003, bem como averiguar como essa possibilidade de uso educacional contribui ou não para a construção de uma visão política de museu, estimulando o reconhecimento e a utilização desses lugares em serviço da transformação social.

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Publicado

2019-12-14

Edição

Seção

Dossiê temático