“Eu quero o país que não está no retrato”
a pintura histórica de Kent Monkman
Palavras-chave:
Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museusResumo
Este trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus.