Fachada lateral do Museu Histórico Nacional, com destaque para o grafite voltado para a parte da Av. Alfredo Agache. Vê-se também parte do Pátio de Santiago e detalhes da arquitetura neocolonial do terceiro piso do museu.

Anúncios

Edição Atual

v. 58 (2024): Anais do Museu Histórico Nacional
					Visualizar v. 58 (2024): Anais do Museu Histórico Nacional
Publicado: 2024-06-06

Editorial

Dossiê temático

Artigos

Ver Todas as Edições

Os Anais do Museu Histórico Nacional, editados desde 1940, constituem o periódico científico do Museu Histórico Nacional. A publicação tem como objetivo divulgar textos acadêmicos nas áreas de História, do Patrimônio e da Museologia, buscando interagir com a comunidade científica nacional e internacional, de modo a colaborar para o desenvolvimento do campo dos museus, suas práticas e reflexões. 

 O periódico lança edições anuais, com textos avulsos e dossiês temáticos, aceitando submissões em fluxo contínuo. Foi classificada como Qualis B3 pela Capes no quadriênio 2017-2020. 

 

Acesso aberto 

Este é um periódico de acesso aberto, portanto todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição.

Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Isto está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.

O periódico oferece acesso aberto imediato a todo o seu conteúdo sem a cobrança de taxas. 

 

ISSN (online): 2674-7022  

ISSN (impresso até o volume 49): 1413-1803  

CreativeCommons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ 

 

Financiamento 

O periódico Anais do Museu Histórico Nacional é financiado pelo Museu Histórico Nacional, órgão vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia ligada ao Ministério da Cultura, como parte de suas políticas institucionais. 

 

O periódico integra a Rede Cariniana, que utiliza o sistema LOCKSS para preservação digital do conteúdo publicado.

 

Consta nos seguintes portais: Cariniana, Oasis, LivRe e LatinRev.

É indexado por: Doaj, Latindex, Diadorim, Google Scholar e Miguilim.